Entre os dias 14 de maio e 25 de junho, o projeto Solo Negro vai apresentar ao público seis espetáculos de teatro, dança e circo de artistas negras e negros de Belo Horizonte. Este é o quinto ano da mostra, que tem previstos em 2022 vários meses de programação gratuita e aberta ao público. Depois de dois anos de programação online, em acordo com medidas vigentes para proteção contra a propagação da covid-19, Solo Negro volta a ser realizado de forma presencial celebrando a possibilidade do reencontro com segurança nos teatros. As apresentações serão realizadas em vários espaços culturais da cidade (ver serviço baixo).
Idealizado pela Cia Burlantins e com curadoria de Julia Tizumba, Solo Negro se propõe a criar um espaço de difusão do trabalho de artistas negros da capital mineira, reunindo espetáculos que dialogam com a cultura afro-brasileira contemporânea ou tradicional.
“A valorização da cultura e dos indivíduos afro-brasileiros e a presença do corpo negro em cena são base fundamental do projeto Solo Negro. Nesta edição, diálogos marcam a cena: múltiplas estéticas, narrativas diversas e diferentes gerações do Teatro Negro belohorizontino, que reverberam a interlocução entre ancestralidade e atualidade”, afirma Júlia.
Esta edição do projeto é viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.
SOLO NEGRO _ 6ª edição: espetáculos de teatro, circo e dança com artistas negras e negros de BH
Quando: 14 de maio a 25 de junho
Onde: múltiplos espaços culturais
Aberto ao público & gratuito
Luz Comunicação – @luz.comunica
Coordenação: Jozane Faleiro – jozane@luzcomunicacao.com.br – 31 992046367
Atendimento: Janine Horta – imprensa@luzcomunicacao.com.br – 31 971448232